Esta investigação pretende avaliar as condições emocionais pós-cirúrgicas, em doentes que foram submetidas a remoção simples ou radical da mama, mastectomia e a remoção parcial ou radical do útero, histerectomia. Devido à grande prevalência destes dois tipos de cancro na mulher considera-se ser de extrema perceber as desordens emocionais e as sequelas ao nível da imagem corporal que o seu tratamento implica. É de extrema importância a sua participação neste estudo caso se inclua nos seguintes critérios: ter idade superior a 18 anos e ter sido submetida a uma das cirurgias, mastectomia ou histerectomia.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Uma palavra de apoio e de agradecimento!

"Quando um ser humano descobre que seu destino lhe reservou um sofrimento, tem que ver nesse sofrimento também uma tarefa sua, única e original. Mesmo diante do sofrimento, a pessoa precisa conquistar a consciência de que ela é única e exclusiva em todo o cosmo dentro deste destino sofrido. Ninguém pode assumir dela o destino, e ninguém pode substituir a pessoa no sofrimento. Mas na maneira como ela própria suporta esse sofrimento está também a possibilidade de uma realização única e singular." Viktor Frankl
Viktor Frankl refere-se sem dúvida ao sentido da vida que é tão difícil encontrar quando se passa por experiências de sofrimento, neste caso em particular experiências dolorosas que implicam a retirada de um "bocadinho" de cada uma das mulheres que realizam uma mastectomia ou uma histerectomia. No entanto, é importante que todas as mulheres que passaram , passam e aquelas que infelizmente, ainda hão-de vir a passar por este sofrimento encontrem nele um sentido, retirem dessas experiências aspectos que as fortaleçam enquanto mulheres, mães e membros de uma sociedade e faça delas pessoas mais atentas a tudo em seu redor. Porque não é só importante encontrar um sentido para a vida mas também muito importante encontrar sentido para as situações adversas de sofrimento. Quero deixar uma palavra de agradecimento a todas as mulheres que já participaram neste estudo mas também aquelas que virão a participar e acima de tudo demonstrar o meu apoio e admiração pela coragem com que estas mulheres lidam com a doença, dos casos que conheci e vivenciei também eu retirei uma lição de vida! Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário